Museu Nacional do Mar

Criado em 1991 com o objetivo de valorizar o patrimônio naval brasileiro, o Museu Nacional do Mar reúne exemplares de embarcações de todo país. O lugar nos mostra a riqueza da nossa história naval contada através de 91 embarcações em tamanho natural e de várias salas temáticas, divididas por regiões, com mais de 200 peças de artesanato, acessórios e redes. É um lugar muito interessante.

Está instalado em 10 mil m², onde ficavam os antigos galpões da Empresa Nacional de Navegação Hoepke, que foram totalmente restaurados para receber o acervo vindo de várias partes do Brasil. A empresa, fundada em 1895 pelo alemão Carl Hoepke, tinha a intenção de fomentar as atividades portuárias na cidade como o comércio de madeira e erva-mate. Sua construção é um salto na mudança de arquitetura de São Francisco o Sul, que deixa de construir casas coloniais e passa às construções em estilo eclético europeu.

Entre suas salas temáticas merece destaque a dedicada ao velejador Amyr Klink. Ali é possível conhecer a réplica de seu veleiro Paraty, com o qual fez a travessia do Atlântico Sula remo. Amyr Klink é apoiador benemérito do Museu desde sua fundação. O Museu Nacional do Mar é tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural – IPHAN, por sua inestimável contribuição a preservação da história e memória naval brasileira, e oferece uma biblioteca com mais de 2.500 obras relacionadas ao tema, disponíveis para consulta.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
EnglishPortugueseSpanish