Cemitério do Casqueiro

O Cemitério do Casqueiro é um antigo cemitério, abandonado desde os anos 40, está no local que pode ter sido a primeira ocupação na ilha. Fica dentro do Parque Estadual do Acaraí, que ocupa uma área de 6.667 hectares, além do arquipélago Tamboretes, pertencente a São Francisco do Sul.

Além de ser composto por dunas, restinga e sambaquis, o Parque também possui um complexo hídrico, formado pelo rio Acaraí, pelas nascentes do rio Perequê e pela lagoa do Capivaru, responsável pelo abrigo, reprodução e alimentação de várias espécies aquáticas e de restinga da Mata Atlântica, constituindo um local para proteção da flora e fauna, entre elas as endêmicas e ameaçadas de extinção. O parque foi criado em 23 de setembro de 2005 e com diversos estudos planeja-se a criação de um centro de visitação para oferecer a possibilidade de o turista conhecer toda essa diversidade com 

princípios de mínimo impacto. central e outra na parte externa da edificação, servindo como centro comercial de São Francisco do Sul por várias décadas. As acomodações para comercialização de pescados foram concluídas em 1928, anexas ao prédio principal. Os produtos agrícolas oriundos do Distrito do Saí e a produção pesqueira artesanal da Baía da Babitonga, foram sempre preferidos pela população francisquense. O conjunto arquitetônico do mercado municipal foi restaurado em 1976, na administração do José Schmidt, ficando o atendimento restrito a sua parte interior, diversificado em produtos e serviços, com predominância para o artesanato e lembranças locais.

O Cemitério do Casqueiro fica cerca de 8 km da Pousada Prainha, no Parque Estadual do Acaraí, onde o Turismo e Turismo Aventura tem aumentado muito nos últimos anos pela variedade de história, fauna e flora. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Como chegar ao Cemitério do Casqueiro desde a Pousada Prainha

EnglishPortugueseSpanish