Forte Marechal Luz

História, praia e muita natureza.

O Forte Marechal Luz está localizado na ponta e morro de João Dias (Morro do Forte), na barra norte da Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, no litoral norte do Estado de Santa Catarina.

Erguido, segundo alguns autores, sobre o local da antiga Bateria de São Francisco, construída no século XVIII pelos portugueses ali estabelecidos, então desguarnecida e desartilhada. O Forte Marechal Luz foi inaugurado em 21/dez/1915 (Nota Ministerial nr. 1.731 de 24/dez/1915) (BARRETTO, 1958: 279), embora a ideia de sua construção já existisse desde 1822, incitada pela Câmara Municipal de São Francisco do Sul, que pedia a criação de uma “Companhia de Artilharia”, para fortificar os morros de João Dias, Sumidouro, Ponta da Cruz, Hospício e demais pontos “ameaçados pelos castelhanos”. Entretanto, somente em 1909 as terras necessárias à sua construção foram adquiridas pelo Governo Federal, iniciando-se nesse ano a sua construção.

Para a posição da bateria de canhões foi escolhido o Morro de João Dias, onde, desde 1855, havia um farol de orientação.

 

Das razões para sua criação, destaca-se a importância adquirida pelo porto de São Francisco do Sul àquela época (exportação de madeira e erva-mate) e sua interligação via férrea com a Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande. Além do mais, esta posição eliminava a lacuna existente na defesa costeira entre o Paraná e Santa Catarina, pois entre a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel, em Paranaguá, e o Forte Marechal Moura, em Florianópolis, nada mais havia para defender esse litoral.

Em 20 de maio de 1913 foi organizada e instalada no Forte a 5ª bateria Independente. 

Foi designado seu patrono o catarinense Marechal Francisco Carlos da Luz (1830 – 1906), militar, intelectual e político.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on google
Share on twitter

Como chegar ao Forte Mal. Luz desde a Pousada Prainha

EnglishPortugueseSpanish